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domingo, 11 de março de 2012

Exercícios Sobre conjuntos para o 1º Ano C em 15-03-2012.





 1: (PUC-RIO 2010)
Sejam x e y números tais que os conjuntos {0, 7, 1} e {x, y, 1} são iguais. Então, podemos afirmar que:
A) 
x = 0 e y = 5
B) 
x + y = 7
C) 
x = 0 e y = 1
D) 
x + 2 y = 7
E) 
x = y

Exercício 2: (PUC-RIO 2009)
Num colégio de 100 alunos, 80 gostam de sorvete de chocolate, 70 gostam de sorvete de creme e 60 gostam dos dois sabores. Quantos não gostam de nenhum dos dois sabores?
A) 
0 .
B) 
10
C) 
20
D) 
30
E) 
40

Exercício 3: (PUC-RIO 2007)
Uma prova com duas questões foi dada a uma classe de quarenta alunos. Dez alunos acertaram as duas questões, 25 acertaram a primeira e 20 acertaram a segunda questão. Quantos alunos erraram as duas questões?
A) 
40
B) 
10
C) 
nenhum
D) 
8
E) 
5

Exercício 4: (UDESC 2009)
O que os brasileiros andam lendo?
O brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano. Este é um dos principais resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência, que também pesquisou o comportamento do leitor brasileiro, as preferências e as motivações dos leitores, bem como os canais e a forma de acesso aos livros. (Fonte: Associação Brasileira de encadernação e Restaure, adapt.)
Supõe-se que em uma pesquisa envolvendo 660 pessoas, cujo objetivo era verificar o que elas estão lendo, obtiveram-se os seguintes resultados: 100 pessoas lêem somente revistas, 300 pessoas lêem somente livros e 150 pessoas lêem somente jornais.
Supõe-se ainda que, dessas 660 pessoas, 80 lêem livros e revistas, 50 lêem jornais e revistas, 60 lêem livros e jornais e 40 lêem revistas, jornais e livros.
Em relação ao resultado dessa pesquisa, são feitas as seguintes afirmações:
I – Apenas 40 pessoas lêem pelo menos um dos três meios de comunicação citados.
II – Quarenta pessoas lêem somente revistas e livros, e não lêem jornais.
III – Apenas 440 pessoas lêem revistas ou livros.
Assinale a alternativa correta.
A) 
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
B) 
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
C) 
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
D) 
Somente a afirmativa II é verdadeira.
E) 
Somente a afirmativa I é verdadeira.

Exercício 5: (UFF 2010)
Segundo o matemático Leopold Kronecker (1823-1891), “Deus fez os números inteiros, o resto é trabalho do homem.” Os conjuntos numéricos são, como afirma o matemático, uma das grandes invenções humanas. Assim, em relação aos elementos desses conjuntos, é correto afirmar que:
A) 
o produto de dois números irracionais é sempre um número irracional.
B) 
a soma de dois números irracionais é sempre um número irracional.
C) 
entre os números reais 3 e 4 existe apenas um número irracional.
D) 
entre dois números racionais distintos existe pelo menos um número racional.
E) 
a diferença entre dois números inteiros negativos é sempre um número inteiro negativo.
Exercício 6. Numa pesquisa realizada com 200 pessoas, 80 informaram que gostam de música sertaneja, 90 música romântica, 55 de música clássica, 32 de músicas sertaneja e romântica, 23 de músicas sertaneja e clássica, 16 de músicas romântica e clássica, 8 gostam dos três tipos de música e os demais de nenhuma das três. Obter o número de pessoas que não gostam de nenhuma das três.

Exercicio 7.Numa Universidade são lidos apenas dois jornais X e Y, 80% dos alunos lêem o jornal X e 60% o jornal Y. Sabendo-se que todo aluno é leitor de pelo menos um dos dois jornais, calcule o valor que corresponde ao percentual de alunos que lêem ambos.


Aula de Física para dia 15-03-2012

Correção da questão 2 pág 38
+Q1.....3mm........+Q3.......3mm.......-Q2
       ----------->--------------->
Como as cargas 1 e 3 possuem o mesmo sinal,a carga 3 experimenta uma força de repulsão. As cargas de sinais contrários, portanto a carga 3 experimenta uma força de atração. A força resultante na carga 3 é portanto: Fr= F13+F23
F13= 9.109 . 2 .10-6  .  3 . 10-6  (3.10-1)2  =   0,6
F23= 9.109 .   6 .10-6  .  3 . 10-6    : (3.10-1)2  =   1,8
Fr=0,6 + 1,8= 2,4N


Respondam em sala.

01. Duas cargas puntiformes encontram-se  no vácuo a uma distância de 10cm uma da outra. As cargas valem Q1 = 3,0 . 10-8C e Q2 = 3,0 . 10-9C. Determine a intensidade da força de interação entre elas. 
02.(UF JUIZ DE FORA) Duas esferas igualmente carregadas, no vácuo, repelem-se mutuamente quando separadas a uma certa distância. Triplicando a distância entre as esferas, a força de repulsão entre elas torna-se:  
      a) 3 vezes menor
      b) 6 vezes menor
      c) 9 vezes menor
      d) 12 vezes menor
      e) 9 vezes maior    

03.Determine a magnitude da força elétrica em um elétron no átomo de hidrogênio, exercida pelo próton situado no núcleo atômico. Assuma que a órbita eletrônica tem um raio médio de d = 0,5.10-10 m.
      
04. (MED. - USP) Três objetos puntiformes com cargas elétricas iguais estão localizados como mostra a figura abaixo.  
A intensidade da força elétrica exercida por R sobre Q é de 8 . 10-5N. Qual a intensidade da força elétrica exercida por P sobre Q? 
      a) 2,0 . 10-5N
      b) 4,0 . 10-5N
      c) 8,0 . 10-5N
      d) 16 . 10-5N
      e) 64 . 10-5N   

05. (FUVEST) Três objetos com cargas elétricas estão alinhados como mostra a figura. O objeto C exerce sobre B uma força igual a 3,0 . 10-6N
A força resultante  dos efeitos de A e C sobre B tem intensidade de: 
      a) 2,0 10-6N
      b) 6,0 10-6N
      c) 12 10-6N
      d) 24 10-6N
      e) 30 10-6N

Agora leia as seguintes informações sobre corrente elétrica.


Ao se estudarem situações onde as partículas eletricamente carregadas deixam de estar em equilíbrio eletrostático passamos à situação onde há deslocamento destas cargas para um determinada direção e em um sentido, este deslocamento é o que chamamos corrente elétrica.
Estas correntes elétricas são responsáveis pela eletricidade considerada utilizável por nós.
Normalmente utiliza-se a corrente causada pela movimentação de elétrons em um condutor, mas também é possível haver corrente de íons positivos e negativos (em soluções eletrolíticas ou gases ionizados).
A corrente elétrica é causada por uma diferença de potencial elétrico (d.d.p./ tensão). E ela é explicada pelo conceito de campo elétrico, ou seja, ao considerar uma carga A positiva e outra B, negativa, então há um campo orientado da carga A para B. Ao ligar-se um fio condutor entre as duas os elétrons livres tendem a se deslocar no sentido da carga positiva, devido ao fato de terem cargas negativas, lembrando que sinais opostos são atraídos.
Desta forma cria-se uma corrente elétrica no fio, com sentido oposto ao campo elétrico, e este é chamado sentido real da corrente elétrica. Embora seja convencionado que a corrente tenha o mesmo sentido do campo elétrico, o que não altera em nada seus efeitos (com exceção para o fenômeno chamado Efeito Hall), e este é chamado o sentido convencional da corrente.
Para calcular a intensidade da corrente elétrica (i) na secção transversal de um condutor se considera o módulo da carga que passa por ele em um intervalo de tempo, ou seja:
A unidade adotada para a intensidade da corrente no SI é o ampère (A), em homenagem ao físico francês Andre Marie Ampère, e designa coulomb por segundo (C/s).
Sendo alguns de seus múltiplos:
TÁ DIFÍCIL? ASSISTA AO VÍDEO
RESOLVENDO EXERCÍCIOS.
Exemplo: Na seção transversal de um condutor passa uma quantidade de carga elétrica ∆Q = 8 . 10-4 C no intervalo de tempo ∆t = 2 . 10-2 s. Determine a intensidade da corrente elétrica que atravessa o condutor.

Resolução:

A intensidade da corrente elétrica é dada por:

i = ∆Q / ∆t

i = 8.10-4/2.10-2
i = 4.10-2A
AGORA TENTE RESOLVER:
1.Em um chuveiro com a chave ligada na posição inverno passa por segundo na secção transversal da resistência,  por onde circula a água,  elétrons .Determine a intensidade da corrente elétrica na resistência sabendo que o valor absoluto da carga do 
elétron é .

 2.(UNITAU) Numa secção reta de um condutor de eletricidade, passam 12C a cada minuto. Nesse condutor, a intensidade da corrente elétrica, em àmperes, é igual a:   
      a) 0,08
b) 0,20
c) 5,0
d) 7,2
e) 12  
ATÉ NOSSA PRÓXIMA AULA.