Graphic designed with FotoJet

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Trabalho de Geometria

Os alunos do oitavo ano e nono da Escola Monsenhor Fontenelle, desenvolveram atividades de geometria, eles fizeram cálculos envolvendo teorema de Pitágoras e o cálculo da soma dos ângulos( n-2)180º de poligonos e número de diagonais(n.(n-3)/2) de um polígono. 
As alunas acima fizeram pesquisa sobre Pitágoras, sua vida e contribuição para a matemática.

No oitavo ano, os alunos fizeram os desenhos dos polígonos assim como os cálculos de suas diagonais e a soma dos ângulos internos.


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Atividade com Geogebra

 http://www.geogebra.org/webstart/geogebra.html
GeoGebra possibilita trabalhar de forma dinâmica em todos os níveis da Educação Matemática. A abordagem que apresentamos está embasada nas exigências dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN Ensino médio).
O objetivo da aula é representar graficamente uma função real de variável real no plano e analisar crescimento e decrescimento, os zeros das funções apresentadas.
O desenvolvimento se deu em duas etapas, inicialmente foi levado ao conhecimento dos alunos o programa Geogebra.
Em um segundo momento foi solicitado aos alunos irem ao Lei e traçarem no programa as seguintes funções:
f(x)= x; f(x)= -x: f(x)= 2x -6; f(x)= -3x + 6; f(x)= -2x -6; f(x)= x²; f(x)=-x²; f(x)= x²- 5x +4; f(x) = x² -6x +9; f(x) = -x² - 4x +5.


Posteriormente voltamos para sala de aula e verificamos o aprendizado.

domingo, 19 de agosto de 2012

Dia do Estudante no Monsenhor Fontenelle/Vamos Ver

COMEMORAMOS NESTE DIA 17 POR CONTA DO PLANEJAMENTO DIA 10 DE AGOSTO O DIA DO ESTUDANTE NA ESCOLA MONSENHOR FONTENELLE, BAIRRO VAMOS VER.
Realizamos diversas atividades.

Introdução

Projeto dia do Estudante

            Devido a importância da atividade física no ambiente escolar e por se tratar de um veículo que possibilita a aproximação dos alunos à escola, dado que em nossa cultura o futebol e no caso aqui tratado o futebol de salão serem de uma relevância significativa.

            Devemos valorizar o universo cultural do qual os alunos partem, a partir do qual esses alunos estão inseridos, mas ao mesmo tempo aprender e apresentar outro mundo para eles e colocar esses mundos em diálogo, em uma tensão flutuante que permita um salto qualitativo para a construção de uma nova subjetividade, construindo conhecimento, construindo valores...

Justificativa



         Estamos realizando este projeto porque acreditamos que estimular a atividade esportiva dentro da escola voltada para os alunos, transforme a escola em um lócus de convivência e essa convivência permite uma melhor integração entre ela própria e os alunos.
            No intuito de promover um evento no qual estivéssemos ao mesmo tempo valorizando a cultura do nosso país, o regionalismo, as tendências jovens, etc, gostaríamos de associar o conhecimento com a diversão, com momentos prazerosos e divertidos...
Objetivos Específicos


Proporcionar a convivência entre os alunos;
Despertar a cultura da competitividade esportiva, respeitando o adversário;
Incentivar os alunos a prática esportiva;
Proporcionar momentos de diversão, esporte e lazer.



Atividades

Jogos de futsal: semifinais e final.
Sala de vídeo.
Visita ao parque da cidade.
Apresentações culturais.

Realizadores

Professores: Ronaldo Paiva e Cosme Brito e Diretor : Narciso




sábado, 11 de agosto de 2012

Dicas para o ENEM


Primeiro é importante ressaltar que para estudar pro ENEM, é essencial que se esteja a par de tudo que acontece no Brasil e no mundo, que atinja a nossa realidade. A verdade é que a prova do ENEM é umaprova de contextualização. Pelo menos 80% da prova é composta de interpretação de texto. Tudo que você vai precisar saber, na verdade, é apenas ler e entender o que está escrito. Outra dica é ler primeiro a pergunta e as respostas e depois o texto complementar. Isso por que, na maioria das questões, o texto tem pouco ou nada a ver com a pergunta e só servirá para tirar seu tempo. Muitas vezes, a resposta está na própria questão.
Uma das Dicas para o ENEM mais importantes é que antes de tudo você deve organizar o seu tempo, é possível se preparar para o ENEM lendo textos formais, quadrinhos, diagramas e gráficos, fazendo redações e elaborando a escrita, pois essas coisas são bem prováveis que vão cair no ENEM.
Outra dica para quem vai fazer o Enem: leia muito. Isso vai lhe treinar, tanto para aguentar as horas de prova e as suas 180 questões, quanto para estar sabendo de tudo que acontece na atualidade e que, com certeza, vai ser tema da redação, que é uma das partes que mais pesa no ENEM. É importante que, nas questões que envolvem mais cálculo ou decoreba, você tenha prestado muita atenção nas aulas do Ensino Médio, pois só estudando no ritmo certo durante esses três preciosos anos, você conseguirá absorver todo esse conhecimento de forma satisfatória. Um bom hábito de leitura também lhe ajuda a inspirar sua redação. Uma dissertação com bons argumentos e com coesão e coerência depende imensamente do quanto você lê, pois só lendo você irá treinar seu vocabulário e gramática.
Estar antenado nos assuntos do momento como o aquecimento global, água, esportes , educação social, e violência também é de extrema importancia para que facilite na hora de fazer sua redação do Enem já que os temas normalmente é sobre algo relacionado a isso.
Na véspera da prova do ENEM mantenha o seu ritmo normal, acorde cedo, alimente-se bem, nada de ficar estudando até altas horas isso só vai deixar você com mais sono e poderá perder a concentração na hora do Enem.

Aproveite para conferir as Habilidades e Competências que são cobradas no ENEM.
1- Compreensão e utilização de variáveis; 2- compreensão e utilização de gráficos; 3- análise de dados estatísticos; 4- saber inter-relacionar linguagens; 5- contextualização da arte e da literatura; 6- compreensão das variantes linguísticas; 7- compreensão da geração e o uso de energia; 8- compreensão da utilização dos recursos naturais; 9- compreensão da água e sua importância; 10- compreensão das escalas de tempo; 11- compreensão da diversidade da vida; 12- utilização de indicadores sociais; 13- compreensão da importância da biodiversidade; 14- conhecimento das formas geométricas; 15- utilização das noções de probabilidade; 16- compreensão das causas e consequências da poluição ambiental; 17- entendimento dos processos e implicações da produção de energia; 18- valorização da diversidade cultural; 19- compreensão diferentes pontos de vista; 20- contextualização de processos históricos; 21- compreensão de dados históricos e geográficos.
Fonte: enem,net