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sexta-feira, 12 de outubro de 2012

PROJETO LANÇANDO FOGUETES


COLÉGIO ESTADUAL OTACÍLIO MOTA
LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS
PROFESSOR RONALDO PAIVA


PROJETO 
LANÇANDO FOGUETES


IPUEIRAS, CEARÁ, AGOSTO DE 2012

RESUMO

O presente projeto tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma atividade experimental, de duração aproximada de quatro aulas, realizada pelo professor Ronaldo Paiva em conjunto com os alunos dos primeiros anos B e C, realizada no Colégio Estadual Otacílio Mota. 

OBJETIVOS

Demonstrar como são estudados os lançamentos verticais;
Conceituar as variáveis que agem em objetos lançados verticalmente para cima;
 Evidenciar os lançamentos verticais.
JUSTIFICATIVA

O projeto surgiu como um desafio ,teve como intuito contribuir para suprir a necessidade de trabalhar atividades experimentais de Física com alunos do Ensino Médio, pois se mostra como uma atividade motivadora que proporciona aos alunos uma maneira diferente para trabalhar alguns conceitos de Física.


METODOLOGIA

Conhecimentos prévios trabalhados com o aluno
Movimento Uniformemente Variado (MUV), e lançamento vertical.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Desenvolvimento de um experimento

Será apresentado um vídeo conceitual sobre o assunto,
Após o vídeo serão feitos os questionamentos:
§         Quais conceitos físicos foram visualizados no vídeo?
§          No nosso cotidiano, onde observamos lançamentos verticais?
§         Quando lançamos um objeto verticalmente, qual é sua velocidade na sua altura máxima?
§        A velocidade com que o objeto é lançado (com que sobe) é igual à velocidade com ele retorna (desce) a mão do lançador?   
Posteriormente à confecção dos foguetes os alunos serão levados ao pátio onde observarão juntamente com o professor os movimentos e suas características, como, tempo de subida e tempo de descida, velocidade média e aceleração do movimento.

Aproveitamos o momento para fazer uma competição entre os foguetes para ver quem lança a uma maior altura.

§             Existe algum momento no lançamento vertical onde a velocidade fica nula? Qual?
§     No lançamento vertical existe um momento em que a velocidade é invertida? Para a velocidade ser invertida a velocidade tem que se anular? E a aceleração é alterada?
§  A aceleração influência na velocidade de um objeto. Entretanto, a aceleração está relacionada diretamente com a velocidade instantânea (velocidade num momento exato) de um objeto?  

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A avaliação será realizada identificando as etapas desenvolvidas pelos alunos para a realização do experimento mostrando como os desenvolveram sue experimento.O experimento é proposto aos alunos e o professor é um mediador do processo de estudo e aplicação dos conhecimentos, organizando as reuniões das aulas, nas quais ocorrerão projeto.