Graphic designed with FotoJet

terça-feira, 26 de maio de 2009

Quem pode ser discípulo? Parte 1


1. Aquele que ama a Deus sobre todas as coisas.

João 14.23 " Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.

2. Aquele que nega-se a si mesmo de modo consciente.

Mateus 16.24 "Disse Jesus: Se alguém quise vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me ".

Negar-se a si mesmo significa despir-se totalmente na presença do Senhor Jesus, para que ele possa revesti-lo como lhe convier. Significa, também, não impor condições para seguí-lo nem tentar questionar seus ensinos e propósitos. Em outras palavras, isto representa abrir mão de seus conhecimentos sobre a vida e submeter-se aos conceitos do mestre. Lembre-se Jesus disse "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai se não por mim".

3. Aquele que intensionalmente toma a sua cruz.

Lucas 9.23 " E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz e siga-me".

Ser discípulo de Jesus é muito mais que pertencer a uma igreja. Ser discípulo significa pagar alto preço- tomar a cruz. A cruz a que se refere o texto não é uma cruz material, nem tão pouco são nossos problemas pessoais, doenças, desgraças, nossa esposa, marido e nem os filhos problemáticos. A cruz não são as nossas limitações intelectuais, fisicas ou psicológicas. Não são nossos problemas financeiros, e nem o nosso emprego.

Com certeza, quando Jesus se referiu a cruz Ele tinha certeza que seus discípulos o compreenderiam. Por quê? por que a cruz fazia parte da vida do povo. Era comum presenciar-se uma cena de alguém carregando uma cruz em direção ao calvário.Quem olhava para aquela cena sabia claramente que a pessoa debaixo da cruz;

- tinha sido julgada.

- tinha sido condenada.

- tinha sido sentenciada.

- estava a caminho do monte onde seris crucificada.

- a pessoa exposta à vergonha e ao desprezo público. O povo atirava pedras, ovos e frutas podres. Cuspiram-lhe na face e batiam-lhe com varas.

Você pensava que os discípulos não passaram por sofrimentos por amor a Cristo?

Todos nós passamos por dificuldades, Ele disse certa feita aos seus discípulos " No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário