Graphic designed with FotoJet

quinta-feira, 19 de agosto de 2010






Projeto Trigonometria na prática

Professor: Ronaldo Paiva

Realizado no 1° bimestre de 2010

Resumo:

Nos últimos anos a matemática tem sido muito discutida principalmente na sua forma de interiorização dos conteúdos pelos alunos. Esse trabalho objetiva propor o uso de materiais didáticos manipuláveis em sala de aula na intenção de dar significado à matemática, considerando como um meio essencial para auxiliar o professor no desenvolvimento do conteúdo, tornando a aula mais atraente e agradável e fazendo com que o aprendizado torne-se mais significativo sendo um processo gradual com quantidade e qualidade de conteúdos. O tema abordado foi a trigonometria e foram apresentados materiais didáticos manipuláveis para uso em sala de aula e algumas aplicações. O desenvolvimento desse trabalho permitiu visualizar as dificuldades do aluno em relação ao conteúdo, conceitos e até mesmo a manipulação dos materiais. No decorrer do processo de aplicação das atividades observou-se que houve maior interação entre os alunos, aumentando a socialização, vencendo dificuldades e melhorando o entendimento dos conceitos matemáticos. Nesse artigo retrata-se que a diversidade e uso de materiais manipuláveis facilitam e aprimoram o conhecimento e a aprendizagem.












Introdução:

A finalidade deste trabalho é apresentar algumas formas de uso de materiais didáticos manipuláveis aplicáveis em sala de aula com o objetivo de tornar as aulas mais atraentes e motivadoras visando melhor aprendizagem dos alunos. A utilização de materiais didáticos já é antiga:

Euclides Roxo, em 1929, já chamava a atenção dos colegas para esse método. Alguns estudiosos também enfatizaram esse método, podemos citar: Piaget, Vigotski, Montessori.

Acredita-se que experimento proporcione melhor aprendizagem fazendo com que o aluno não esqueça o que foi aprendido, além da satisfação e prazer proporciona o desenvolvimento intelectual possibilitando o enriquecimento cultural e científico.

Turrioni ( 2004, p.78 ) coloca que os materiais manipuláveis podem constituir um excelente recurso para auxiliar o aluno na construção de seus conhecimentos, Passos ( 2006, p.78 ) complementa dizendo que os materiais didáticos servem como mediadores para facilitar a relação professor/aluno/ conhecimento no momento em que um saber está sendo construído.



No desenvolver do processo o professor apresenta o material deixando que os alunos manipulem, investiguem, analisem o conceito e através da atividade proposta cheguem a conclusões descobertas que enriqueçam o conceito proposto e possam ainda estimular seu pensamento futuro.

O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido com alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Otacílio Mota, na cidade de Ipueiras Estado do Ceará. Sua finalidade foi o reaproveitamento de sucata para construção do teodolito, proporcionando um ensino contextualizado da trigonometria.

A construção do Teodolito
Apresentamos aos alunos o roteiro para construção do aparelho com o uso de papelão, xerox de transferidor, copinho de requeijão e tubo de caneta. O Teodolito é um instrumento óptico usado para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais e ainda medida de alturas inalcançáveis.
Material utilizado:
pote de requeijão

arame

tubo de caneta

papelão

xérox de transferidor

Os alunos foram a campo realizar medições de ângulos e altura de objetos na quadra da escola e externo à escola, proporcionando aos mesmos na prática a compreensão e uso de técnicas para calculo de medidas por meio do teodolito, tornando simples a compreensão da relações trigonométricas no triângulo retângulo. Nesse momento os alunos passam a ter uma visão mais estrutural, estabelecendo relações já adquiridas em processos anteriores. Trabalhamos as razões seno, cosseno e tangente através de atividade prática onde os alunos realizaram medições com ângulos pré-determinados, desenhando os triângulos, medindo os lados e efetuando os cálculos de seno, cosseno e tangente, conforme as razões estabelecidas anteriormente. Para isso utilizamos apenas lápis, papel, régua, transferidor e calculadora. Nesse momento introduzimos a tabela trigonométrica e sua utilidade nos cálculos do dia-a-dia.

Em geral, o que podemos perceber é que os alunos sentiram-se mais motivados e com vontade de aprender. Nas atividades desenvolvidas proporcionalidade e semelhança notamos o envolvimento dos alunos, a participação nos grupos, a cooperação e a facilidade para entender o porquê dos cálculos. A avaliação foi satisfatória, pois vimos que os alunos lembravam as fórmulas relacionando-as com o material utilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário