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sexta-feira, 17 de novembro de 2017

PROJETO ALGEBRINCANDO, APRENDENDO BRINCANDO.

Contextualização 
Sabendo da necessidade de se tornar as aulas de matemática mais prazerosas, dinâmicas e participativas afim de desenvolver no aluno as habilidades e competências propostas para o 1º ano A do ensino Médio, buscamos trabalhar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem, despertando no educando a curiosidade, levando-o aos desafios, permitindo ampliar seus conhecimentos, estimulando a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a estimar, calcular, desenvolvendo o raciocínio lógico e seus aspectos cognitivos. Desta forma, o referido projeto visa levar o aluno a vivenciar tais experiências através de jogos de forma lúdica, estimulando também o processo de interação, uma vez que as atividades serão desenvolvidas em grupo onde os alunos poderão compartilhar o conhecimento e trocar ideias e estratégias tendo o professor como mediador destas atividades.
  Objetivo Geral
 Este projeto objetiva contribuir para a melhoria na compreensão da matemática,que em muitas vezes se mostra longe da realidade diária, bem como a inovação da pratica educacional docente em busca do êxito na vida educacional do educando proporcionando uma aprendizagem mais significativa, prática e prazerosa.



Objetivos Específicos 
Melhorar nossos índeces de aprendizagem.
Estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas; ·
 Desenvolver habilidades de estimar, criar estratégias e calcular; · Incentivar o trabalho coletivo, o respeito ao próximo e a criar e respeitar regras; ·
 Proporcionar a aquisição de novos conhecimentos através do lúdico no ensino da matemática;




  Metodologia


Levantamento prévio dos conhecimentos matemáticos dos alunos com avaliação diagnóstica e observações diárias;
Aulas expositivas com uso de cartazes construídos com a participação dos alunos;
Confecção de jogos com sucata; ·
Oficina de jogos com atividades em equipe realizadas bimestralmente; ·  Atividades em grupo; ·
Atividades com desafios matemáticos;
Dinâmicas com Jogos:

Tabuleiro Algébrico e outras variações;
Roleta de equações e outras variações;
Dominó algébrico, podendo variar.


 Relevância do Projeto 
Para que o  ensino da matemática na escola seja mais eficaz, é preciso dar condições aos estudantes de vivenciar experiências que os levem a construir seus conceitos, a desenvolver suas habilidades e competências de maneira que os mesmos compreendam a relação da matemática com suas vivencias cotidianas, dando a oportunidade de construir seus saberes em diferentes níveis. Como ferramenta fundamental para que este processo ocorra, temos a participação do educador como a mola propulsora, a ponte que liga a criança as suas descobertas e conhecimentos, pois o educador é o agente motivador da sua sala de aula, aquele é provoca o desejo de aprender estimulando os alunos e inovando sua metodologia de acordo com as necessidades e identidade da turma.





 Impacto da Pesquisa/Projetos 

Na execução do projetos pudemos perceber o envolvimento que as atividades lúdicas proporcionam aos estudantes, quando ele deixa de ser um mero espectador para ser co-autor do ensino, mesmo os mais acomodados e tímidos saem de suas zonas de conforto e tornam-se ativos. Os estudantes até chegam a se surpreender com a facilidade em que com a prática adquirida resolvem as situações propostas nos jogos e desafios.

  Considerações Finais 


 Ensinar matemática objetivando sucesso na aprendizagem se torna real, quando se procura um meio que satisfaça as necessidades dos educandos para que eles consigam aprender a relacioná-lo com seu cotidiano, visando uma educação holística, que leva em conta as múltiplas facetas: físicas, intelectuais, estéticas, emocionais e espirituais dos discentes, tendendo para a construção de um cidadão realizado, vivendo em harmonia consigo e com o mundo.


 Bibliografia 

KISHIMOTO, Tisuko Morchida. O jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
http://www.somatematica.com.br/softOnline/GeradorDominos/gerador.php
 Palavras-chave 
 Matemática
Aprendizagem
Lúdico

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