Graphic designed with FotoJet

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

PROJETO ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DE BAIXO CUSTO.

CONTEXTUALIZAÇÃO
A estação meteorológica é uma ferramenta fundamental para monitorar as condições meteorológicas , a observação meteorológica de superfície, realizada em nossa estação meteorológica de baixo custo, consiste da coleta diária de dados referentes as diversas variáveis atmosféricas, que caracterizam o estado da atmosfera, ou seja, o tempo. Para Nosso experimento tomamos as medidas de temperatura, umidade, e velocidade do vento. Tornando possível desta forma a investigação das variáveis atmosféricas prática e interdisciplinar.
OBJETIVO GERAL
Montar com auxílio do Laboratório de Ciências da escola uma estação meteorológica de baixo custo, possibilitando coleta de dados e trabalhar de maneira prática múltiplos conceitos geográficos, matemáticos e físicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Utilizar conceitos aprendidos em outras áreas do conhecimento para o desenvolvimento de um projeto;
Proporcionar a curiosidade pela investigação levando ao desenvolvimento intelectual do aluno.
Possibilitar aos alunos aprenderem a utilizar diferentes instrumentos de medidas da condição do tempo.
METODOLOGIA
Com auxílio do Clube de Robótica do CEOM, foram feitos levantamento do material a ser utilizado, pesquisas sobre aferições de variáveis meteorológicas e dado às limitações fora decidido que nossa estação de início faria as medições de umidade, temperatura e velocidade do vento. “Os estudantes fazem marcações em tabelas, depois as transformam em gráficos e analisam os resultados. No final, produzem um texto jornalístico a respeito das mudanças climáticas e das condições atmosféricas do momento”. Por meio da Estação Meteorológica são estudadas as disciplinas de ciências, geografia, redação e matemática.
RELEVÂNCIA DO PROJETO
O trabalho com pesquisa vai além de simples consultas, eleva os alunos ao status de autores e criadores do conhecimento. Fazer parte da construção do conhecimento de forma aplicada gera um sentimento de satisfação e quando ele percebe que há o envolvimento de outras áreas do conhecimento, que o saber está inter-relacionado, dá mais razão e torna-o mais significativo.
IMPACTO DA PESQUISA
Durante a realização das atividades, percebemos que os alunos aprendem a organizar o raciocínio lógico, lidam com questões do trabalho em grupo e estão sempre voltados a resolver um problema atual. Tornam-se mais responsáveis, pois, devem coletar em dados momentos os valores apresentados na estação. Trazer para a prática assuntos teorizados em livros, mas, que estão no dia a dia de cada um ser objeto de observação e estudo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Agradecemos a todos que nos ajudaram na realização deste projeto. Durante a realização do projeto, assumimos o desafio de buscar o envolvimento dos alunos nas atividades propostas.Consideramos, sem dúvida que o grande "facilitador" durante todo o transcurso do trabalho foi o apoio nos ofertado pelo laboratório de Ciências do CEOM.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
www.agrosmart.com.br/blog/estacao-meteorologica-funciona-importancia-agricultura/; educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-sao-luis/projeto-estacao-meteorologica-instrumento-de-ensino-multidisciplinar/; www.usinainfo.com.br/estacao-meteorologica/anemometro-arduino-sensor-de-vento-para-estacao-meteorologica-3686.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário