Graphic designed with FotoJet

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

PROJETO CLUBE DE ROBÓTICA DO CEOM

Contextualização 

Tudo teve início em 2015, quando quatro alunos fizeram um curso de Robótica educacional com Lego Mindstorm no CED-Sobral, devido à falta de recursos, pois, a plataforma é cara, resolvemos trabalhar com sucatas, participando e sendo premiados na Etapa Regional do Ceará Científico daquele ano, notou-se aí uma significativa melhora no rendimento escolar dos alunos que participavam do projeto, percebemos que era uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática. Além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões. A robótica educacional envolve um processo de motivação, colaboração, construção de modelos, levando os alunos a uma rica vivência interdisciplinar.cupom



 Objetivo Geral
O Clube da Robótica visa levar o aluno a questionar, pensar e procurar soluções, a sair da teoria para a prática usando ensinamentos obtidos em sala de aula, na vivência cotidiana, nos relacionamentos, nos conceitos e valores. Possibilita que a criança, como ser humano concebido capaz de interagir com a realidade, desenvolva capacidade para formular e equacionar problemas. Nesse ponto, a robótica educacional mais uma vez segue Piaget, para quem o objetivo da educação intelectual não é saber repetir verdades acabadas, mas aprender por si próprio. Na teoria construtivista, o conhecimento é entendido como ação do sujeito com a realidade. Em ambientes de robótica educacional os alunos constroem sistemas compostos por modelos e programas que os controlam para que eles funcionem de uma determinada forma.


 Objetivos Específicos ;
· desenvolver a criatividade dos alunos;
· ser capaz de organizar suas idéias a partir de uma lógica mais sofisticada de pensamento;
· introduzir conceitos de robótica;
· utilizar conceitos aprendidos em outras áreas do conhecimento para o desenvolvimento de um projeto;
· proporcionar a curiosidade pela investigação levando ao desenvolvimento intelectual do aluno.


 Metodologia 


Levantamento prévio dos conhecimentos eletrônicos dos alunos com apresentação de componentes;
Aulas expositivas com uso da plataforma pete: www.pete.com.br
Apresentação do Arduino e componentes;
Aulas expositivas com uso de placas arduino para prototipagem de projetos e programação em C++;·
Montagem de kits de carrinhos robôs; ·
 Atividades em grupo; ·
Atividades com desafios com os carrinhos, com diferentes programações;


 Relevância do Projeto;
O trabalho com Robótica Educacionalpropicia ao clube da Robótica Desenvolver o raciocínio lógico dos alunos; aprimora o pensamento matemático, pois, é uma questão de lógica; melhora as habilidades para solução de problemas;incentiva o trabalho em grupo; estimula a criatividade e ainda transforma o processo de ensino e aprendizagem em uma experiência divertida, criando argumentação e mecanismos cognitivos para compreender fenômenos, daí a interação com a Física com estudo de seus movimentos, força, a Química com as reações nas pilhas e circuitos, Biologia, monitoramento de plantas, Matemática com o estudo da lógica, enfim o clube da robótica proporciona uma gama de conhecimentos agregados.




 Impacto da Pesquisa/Projetos 

Na execução do projeto pudemos perceber o envolvimento que as atividades no Clube de Robótica proporcionam aos estudantes, pois, ele participa de forma ativa , construtiva da ação de aprendizagem, sob a orientação do professor ele realiza a montagem e executa ações trazendo para sua vida autonomia e por se trabalhar com lógica uma forma mais detalhada de ver seu ambiente.Os alunos aprendem a organizar o raciocínio lógico, lidam com questões do trabalho em grupo e estão sempre voltados a resolver um problema atual. Tornando-se assim inventores.

. Considerações Finais


 Implantar o Clube de Robótica no Colégio Estadual Otacílio Mota vem da necessidade do engajamento das tecnologias autonomas na Escola, mesmo com muitas dificuldades, o sucesso na aprendizagem se torna real, quando se procura um meio que satisfaça as necessidades dos educandos para que eles consigam aprender a relacioná-lo com seu cotidiano, visando uma educação holística, que leva em conta as múltiplas facetas: físicas, intelectuais, estéticas, emocionais e espirituais dos discentes, tendendo para a construção de um cidadão realizado, vivendo em harmonia consigo e com o mundo. 
Tem sido um honroso prazer participar desta história.

 Bibliografia 

 IX. Palavras-chave .

Robótica Educacional
Aprendizagem
Tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário